O tempo útil de uma ferramenta pode ser aumentado com o devido cuidado e manutenção.
A GARANTIA ESTÁ TOTALMENTE VINULADA AS INSTRUÇÕES ABAIXO.
Inspecionar o material a ser utilizado e sua compatibilidade. ( Condutor + Terminal / conector + matriz ). Este deve seguir a especificações do fabricante. O manuseio com itens em desacordo fazem com que a força de 12 toneladas retorne ao sistema causando diminuição da sua vida útil e quebras.
Ferramentas devem ser aplicadas somente em Terminais de cobre / alumínio e Conectores de Aterramento em Cobre eletrolitico 99,9% IACS.
Para a compressão o Condutor e Terminais/Conectores devem estar livres de esforços. O não atendimento desse item causará momento angular causando diminuição da vida útil da Ferramenta bem como quebras.
Antes de iniciar qualquer atividade movimentar o Pistão móvel de sua ferramenta por 3 vezes, indo e voltando, sem concluir com Stop da Ferramenta, ou seja sem encostar Cabeçote Móvel com Cabeçote Fixo.
No caso da ferramenta ficar sem uso, fazer o procedimento acima a cada 5 dias.
Em hipótese nenhuma completar o ciclo da ferramenta até seu STOP sem matrizes e sem terminais.
Manter os alicate em ambientes com temperatura ambiente e com pouca umidade e em caixa protetora conforme fabricante. Seja no Almoxarifado ou em campo.
Evitar batidas ou quaisquer movimento brusco seja em obra ou transporte da mesma.
Recomendamos aplicar o conector / terminal primeiramente na ferramenta, colocando-o na parte fixa do cabeçote e depois avançar o pistão de forma lenta para o alinhamento perfeito do terminal / Conector.
Mantenha o exterior da ferramenta sempre limpa especialmente a área do trilho do cabeçote do suporte da matriz. Remova a sujeira, resíduos e outras substâncias estranhas da superfície externa diariamente para ajudar a prevenir corrosão e dano a ferramenta e o mecanismo do êmbolo e do pistão.
Remova todas as superfícies contaminadas. Quando contaminantes não puderem ser removidos com um pano, borrife o cabeçote e o êmbolo com uma solução de limpeza geral para ajudar a soltar os contaminantes. Evite solventes na caixa plástica porque alguns podem danificar o material. Use uma escova dura, nunca de metal, para remover todos os contaminantes no e ao redor da área do êmbolo e do pistão e deixe o solvente escorrer para fora da ferramenta jamais para as partes internas da mesma.
Tome muito cuidado para evitar contaminação no sistema hidráulico. O circuito hidráulico é um sistema fechado.
Não deixar o pistão móvel avançado após o termino da aplicção/serviços, recuar por completo. Deixá-lo exposto retém partículas sólidas que poderão causar resistência mecânica quando do seu manuseio e secagem da lubrificação, forçando o motor e sistema hidráulico quando da reutilização.
Inspecionar a ferramenta para sinais de vazamento, rachadura, desgaste ou dano.
É obrigatório a utilização de Matrizes corretas em terminais corretos para se evitar a força contrária, que por sua vez além de danificar a ferramenta não proporcionará uma compressão perfeita, causando problemas para instalação bem como falta de segurança.
Se o terminal for em aluminio, este deverá ser aplicado com matrizes para terminais de alumínio, pois são diferentes das de aplicação para terminais em cobre.
óleo deverá ser trocado no período de 1 ano ou 6 meses se ficar sem aplicação. Este pela Asiistencia Técnica Autorizada Proauto. É necessário a realização da Análise de desempenho antes de sua troca bem como juntamente com óleo substituir elementos de vedação, e realizar regulagem da válvula de alivio e sobre carga para aferição do sistema 12 Toneldas.
COMPLEMENTO INFORMAÇÕES
A Ferramentas possuem como função básica a compressão de terminas e luvas de cobre e alumínio para energia, e Conectores de Aterramento a compressão, conforme dados de catálogo.
Salientamos que a mesma passa pelo processo de análise e controle que qualidade antes da entrega, a fim de garantir os nossos clientes que estarão recebendo a Ferramenta completa e aferida com a Força de 6/12 /15/18 Toneladas, cnforme tipo da ferramenta e dados de catálogo.
A mesma possui sistema hidráulico onde o fluido é pressurizado para que possa exercer a força citada acima garantindo a compressão, conforme catálogo..
Conforme NBR5410 de Instalações elétricas, a compressão é um sistema que envolve quatro elementos básicos.
Ferramenta hidráulica
Matrizes
Conectores / terminais
Condutores Elétricos
Obs: Em caso de Ferramenta com acionamento a bateria, atentar-se aos item 2 abaixo. No caso de ferramentas manuais desconsiderar item 02
1. Para que seja conquistado o padrão de qualidade nas conexões é necessário que os quatro elementos, estejam dentro dos padrões normativos NBR5410 de instalações elétricas e sejam aplicados matrizes corretas para terminais corretos e condutores corretos, ou seja, todos nas suas bitolas conforme tabela do fabricante. (Sistema de Conexões)
2. As baterias e carregador devem estar em perfeitas condições de uso para que a mesma, possa exercer sua função conforme catálogo..
Citamos ainda, que para a manutenção não exigimos e nem consultamos o estado e condições dos elementos terminais/conectores e matrizes, bem como de suas baterias e carregador. Esses são de responsabilidade da empresa contratante para com sua instalação.
A Pressão do alicate pode ser alterada conforme qualidade do equipamento, manuseio ou não manuseio e armazenamento/transporte.
A Garantia a contar da data de emissão da NF
para Ferramentas Novas.
A Garantia compreende o que acontecer em primeiro dos 3 itens abaixo
- 1 ano defeito de Fabricacão sobre peças
- 20.000 Compressões
- Display ferramenta informando necessidade de Manutenção
A Garantia se dá em peças que apresentem defeito de Fábrica, qualquer outro motivo poderá ser considerado fora da GARANTIA.
Ao detectar qualquer sinal de vazamento, barulhos estranhos, bem como qualquer anomalia não utilizar mais a Ferramenta e entrar em contato com nossa Assistência Técnica conforme dados abaixo. A continuidade na utilização da Ferramenta poderá trazer consequências maiores ao equipamento e até mesmo danos Humanos.
Após o registro da reclamação na Autorizada Proauto devidamente orientado pelo atendente responsável, a ferramenta deverá ser encaminhada para Assistência Técnica afim da realização do relatório, onde será abordada as questões, ‘‘ mau uso ou garantia ‘‘
Em resumo fica constatado FORA DA GARANTIA:
Além do não cumprimento das Orientações e Cuidados acima expostos os seguintes itens:
· Completar ou substituir o fluido hidráulico..
· Abrir a ferramenta, seja qual for a justificativa / necessidade,
· Quedas ou batidas na ou da ferramenta e ou umidade.
· Aplicação em desacordo com informações do Fabricante.
· Envio da Ferramenta para uma não Autorizada Proauto.
· Se identificado qualquer peça que não original da Ferramenta na mesma.
· A não realização da Manutenção Preventiva de acordo com ciclo de crimpagem conforme mostrará o display do equipamento nas Ferramentas a Bateria.
Dúvidas e perguntas ?
1. Quantas Crimpagens posso fazer antes de precisar recarregar a bateria ?
É muito difícil estimar a quantidade de crimpagens que poderá aplicar com a ferramenta antes de recarregar a bateria, pois esse processo dependerá de alguns fatores como:
· Temperatura
· Tamanho e tipo do material usado ( Terminal, Conector, Condutor)
· Como a Ferramenta é utilizada
· O clima
Abaixo descrevemos a influencia desses fatores:
- O Clima:
Temperaturas extremamente fria podem reduzir a carga da bateria em até 60%. Dessa forma mantenha as baterias carregadas em lugar quente, mas não nos seus bolsos, porque moedas e outros objetos de metal podem fazer contato com o terminal da bateria e causar curto circuito.
A Utilização em clima quente poderiam atingir um maior número de crimpagens do que os de clima frio.
- O Tamanho e Tipo de Material utilizado:
Todo o Material de Cobre, Alumínio, ACSR, Cabos de Aço e etc, e conectores necessitam de força de compressão diferentes. Diâmetro também é um fator determinante no número de crimpagens até a necessidade de renovar a carga de sua bateria.
Algumas combinações de calor e Terminais/Conectores podem necessitar de carga das baterias mais frequentemente.
- Como a Ferramenta é Utilizada:
Se efetuar uma crimpagem após a outra vai precisar recarregar as baterias com maior frequência do que se fizer intervalos entre as crimpagens ou a cada 30 / 40 operações e descanso de 10/15 minutos. Não é necessário que o embolo da ferramenta vá totalmente para trás após cada Crimpagem, por exemplo para terminais pequenos será possível iniciar a compressão de uma posição mais próxima a esse terminal/conector, dessa forma economizará mais a bateria. Para terminais/condutores de maior tamanho será necessário uma maior força de aplicação das Baterias sendo assim seu descarregamento será com mais rapidez.
2. Quanto tempo a bateria vai durar ?
Sob circunstâncias ideais cada bateria pode ser carregada 1000 vezes antes de não aceitarem mais carga. Este número pode variar devido a hábitos de uso e cargas individuais.
3. Possibilidade de Pequenos Reparos pela Própria Equipe:
Não é recomendado ao usário final tentar consertar esta ferramenta, na medida que são necessários ferramental especializado bem como mão de obra especializada para tal.
A Fonte de força hidráulica interna é de alta pressão de fluído durante uma operação normal. NUNCA desmonte esta ferramenta. DESMONTAR esta ferramenta poderá resultar em severo ferimento pessoal ou dano a ferramenta que invalidará a GARANTIA. Se houver qualquer dúvida ou problema com sua ferramenta contate imediatamente a Assitencia Técnica ou a Proauto.
Nossos clientes sempre nos perguntam, porque devem fazer Manutenções Preventivas em suas ferramentas, se ela esta funcionando ?
Sabemos que o princípio básico da ferramenta hidráulica é poder transformar a força exercida pelo ser humano, nas manuais, e pelas baterias, nas elétricas, através do sistema hidráulico em forças de alta pressão. Podendo assim garantir a deformação em conformidade ( controlada ) dos metais envolvidos numa conexão.
O item mais importante nessas ferramentas além do sistema hidraúlico ( óleo ), são seus cilindros que devem possuir um enclausuramento, afim de aguentar a pressão gerada em seu interior, para que o pistão injetor poss realizar a operação de liberação do Pistão Móvel e assim se desloque uniformemente com a força apropriada, conforme normas e testes em laboratórios.
Quando falamos em ferramentas para conexão de terminais de energia até 400mm2 e conectores de aterramento, a força exercida deve ser 12 Toneladas.
Difícil de mensuramos se nossas ferramentas realmente estão desempenhando tal força, concordam ?.
Quando falamos em terminais de energia para 34,5KV ou superior, precisamos de mais forças, essas exercidas por ferramentas tipo Prensas Hidráulicas ou cabeçotes remotos com acionamento por bombas hidráulicas..
O que faz uma ferramenta durar mais de 10 anos ou menos de 1 ano, é exatamente a forma de tratamento do seu equipamento e a realização das Manutenções Preventivas de acordo com o manual de operação da mesma.
A Manutenção preditiva e preventiva deve ser adotada no mínimo uma vez por ano, ou a cada 3000 / 5000 compressões ou até mesmo quando a ferramenta ficar muito tempo parada, pois internamente temos uma lubrificação especial nos mecanismos móveis, afim de garantir um melhor desempenho, menos atrito entre as partes e menos desgate. O Óleo hidráulico possui sua vida útil entre 3000 e 5000 horas = 208 dias.
Além do óleo, mineral hidráulico, que possui suas características e que com o tempo perdem suas propriedades, não conseguindo mais alcançar seu ponto máximo de pressão exigindo mais do sistema da Ferramenta, forçando demais itens internos para alcançar a força desejada ou mesmo assim não conseguindo e causando problemas nas conexões , os Oringes também são fatores que devem ser trocados, pois acabam secando e perdendo sua característica de dilatação no momento e que o cilindro aquece para gerar a pressão interna. Outros itens como Molas e esferas, inclusive a do conjunto cilindro - Pistão móvel, também devem ser inspecionadas, pois essas com seu manuseio vão se desgastando em atrito. E com menos lubrificação mais desgaste eu tenho, causando a diminuição da vida útil da ferramenta. Obviamente que temos ainda cilindro Válvula, sistema Cambio, Motor e Placa Eletrônica, estes são verificados quando realizada a análise de desempenho da Ferramenta.
Esses são alguns aspectos importante para as manutenções preventivas evitando quebras de equipamentos internos de maior custo e assim mantendo sua eficiência. Contate-nos para saber mais.
Conexão - Conceito - É PERMITIR A PASSAGEM DA CORRENTE ELÉTRICA ENTRE DOIS MATERIAIS CONDUTORES COM BAIXA RESISTÊNCIA.
O não cumprimento poderá trazer pontos quentes, retrabalho, que são custos para a empresa, e o pior CAUSAR ACIDENTES.
Saiba mais com a HP Group, como fazer essas manutenções e como manter seus equipamentos sempre em condições de exercer suas atividades com qualidade, assim como a eficiência nas suas instalações.
Atenção ! Se sua Ferramenta Hidráulica de aplicação apresentou vazamento, é porque o sistema precisa de ajustes.