O que é uma compressão e Qual seu Resultado:

É a capacidade de esmagamento do terminal a fim de COMPACTAR os filetes de cobre/alumínio afim de não permitir a passagem de ar (umidade) e permitir um melhor fluxo dos elétrons entre os filetes e o terminal, consequentemente para a lingueta e por fim para o barramento / equipamento.

Qual o resultado de uma compressão: 

1, Quando comprimimos mais do que o ideal, ou seja, quando utilizamos matrizes menores do que o Terminal, ele acaba compactando mais os filetes de cobre ou aluminio. Imagine o seguinte: Uma mangueira, quando apertamos a ponta, a água sai com mais pressão numa área menor,, pois bem, a mesma coisa acontece com terminais só que com uma diferença, temos menos massa para a dissipação da energia, pois diminuímos a seção dos filetes do condutor e a corrente não consegue dissipar com tanta facilidade porque as dimensões do condutor e do terminal são diminuídas, causando o acumulo da energia nos filetes bem como nos terminais comprimidos, aquecendo-os. Antes que eles se dissipem a energia é transformada em calor se perdendo/aquecendo-os. A mesma coisa acontece quando comprimimos com uma matriz maior do que especificada pelo terminal, só que neste caso o condutor não consegue passar a energia facilmente para o terminal, pois o filetes não ficaram compactados criando campo magnético entre eles e proporcionando o aquecimento. Esse aquecimento no entanto pode estar dentro dos padrões ou um pouco acima. Estando acima, quando houver uma SOBRE CARGA , podemos dizer que o terminal estará no limite e então devemos pensar:

Por quanto tempo essa sobre carga pode permanecer ?

Obviamente que tudo vai depender da proteção de sobre carga do sistema, que seria o disjuntor.

Qual a curva de disparo em Ampere e enquanto tempo?? !! Será que o terminal vai aguentar esse tempo, ou até mesmo o condutor ?

2. No caso do CURTO CIRCUITO temos duas condições. A Mecânica, que chamamos de chicote.. ou seja o cabo tende a fazer um força contraria de tração tentando tirar o terminal da sua base fixada e caso ele não atenda as características de tração poderá soltar do condutor causando um acidente ou até mesmo incêndio, até termos carga suficiente para que o disjuntor de proteção magnética atue.

Até la muita coisa pode ter acontecido.

Esse é o ponto onde podemos definir matriz circunferêncial ou hexagonal, porém a escolha dependerá do condutor. Condutor semi rígido a matriz deve ser hexagonal. Condutor semi flexíveis ou flexível, para a bitola de condutor até 400mm2 a melhor opção seria a circunferencial.

3. O AQUECIMENTO é exatamente o que falei acima.. quanto mais os filetes de cobre ou de alumínio ficarem intactos porém compactados, mais a energia ira fluir, não proporcionando a troca de energia cinética por calor, que além de aquecer ira aumentar o gasto de energia. Por vezes esse aquecimento não é suficiente para que o disjuntor de proteção de sobrecarga atue, devido sua classe e curva de disparo. 4. Outro ponto é o efeito crepe de deformação do metal. Se for menor a pressão aplicada tende a soltar, se for muito maior tende a criar fissuras quando expostos a temperatura, dilatação térmica, dificultando a condução dos elétrons. Cada metal possui o seu efeito elástico de deformação. Obviamente que o aquecimento não envolve só a matriz mas também o terminal e o condutor, que devem ser normatizados. 

Por isso dizemos que a compra desses itens deve ser sempre de empresas responsáveis e que entreguem para seu cliente aquilo que vendem.