Porque ?

Porque devemos fazer Manutenções periódicas


Nossos clientes sempre nos perguntam,

- porque devemos fazer manutenções preventivas em minhas ferramentas, se ela esta funcionando ?

Sabemos que o princípio básico da ferramenta hidráulica é poder transformar a força exercida pelo ser humano, nas manuais, e pelas baterias, nas elétricas, através do sistema hidráulico em forças de alta pressão. Podendo assim garantir a deformação em conformidade dos metais envolvidos numa conexão.

O item mais importante nessas ferramentas além do sistema hidraúlico, o óleo, são seus cilindros que devem possuir um enclausuramento, afim de aguentar a pressão gerada em seu interior, para que o pistão se desloque com uniformidade e com a força apropriada, conforme normas e testes em laboratórios. Quando falamos em ferramentas para conexão de terminais de energia até 400mm2 e conectores de aterramento, a força exercida deve ser 12 Toneladas. Difícil de mensuramos se nossas ferramentas realmente estão desempenhando tal força, concordam ?. quando falamos em terminais de energia para 34,5KV ou superior, precisamos de mais forças, essas exercidas por ferramentas tipo Prensas Hidráulicas ou cabeçotes remotos com acionamento por bombas hidráulicas.. Temos o equipamento para análise de desempenho.

O que faz uma ferramenta durar mais de 10 anos ou menos de 1 ano, é exatamente a qualidade do cilindro e dos matérias de fabricação da ferramenta, este que por sinal impacta no preço de compra. Porém, é melhor adquirir uma ferramenta por projeto, ou uma ferramenta para 20,30,40,50 projetos ? Com certeza consigo diluir o custo investido quando aplico a mesma ferramenta em várias obras.

A Manutenção preditiva e preventiva deve ser adotada no mínimo uma vez por ano, ou a cada 3000 / 5000 compressões ou até mesmo quando a ferramenta ficar muito tempo parada, pois internamente temos uma lubrificação especial nos mecanismos móveis, afim de garantir um melhor desempenho, menos atrito entre as partes e menos desgate. Alem do óleo, mineral, que possui suas propriedades e que com o tempo perdem suas características, precisando assim exigir mais do sistema para alcançar a força desejada ou até mesmo perdendo sua força e não conseguido atingir a eficiência na compressão. Os oringes também são fatores que devem ser trocados, pois acabam secando e perdendo sua característica de dilatação no momento e que o cilindro aquece para gerar a pressão interna. Molas e esferas, inclusive a do conjunto cilindro - Pistão móvel, também devem ser inspecionadas, pois essas com seu manuseio vão se desgastando em atrito. E com menos lubrificação mais desgaste eu tenho, causando a diminuição da vida útil da ferramenta. Esses são alguns aspectos importante para as manutenções preventivas evitando quebras de equipamentos internos de maior custo e assim mantendo sua eficiência.

Contate-nos para saber mais.

Conexão - Conceito - É PERMITIR A PASSAGEM DA CORRENTE ELÉTRICA ENTRE DOIS MATERIAIS CONDUTORES COM BAIXA RESISTÊNCIA.

O não cumprimento poderá trazer pontos quentes, retrabalho, que são custos para a empresa, e o pior CAUSAR ACIDENTES.

Saiba mais com a HP Group, com fazer essas manutenções e como manter seus equipamentos sempre em condições de exercer suas atividades com qualidade, assim como a eficiência nas suas instalações.


Lubrificação fluida.


A lubrificação fluida está relacionada a viscosidade do lubrificante e ao seu índice de viscosidade.

A viscosidade é a resistência do líquido a fluir, portanto para cada velocidade uma viscosidade diferente é necessária.


Já o índice de viscosidade, quanto maior melhor em qualquer aplicação, pois os mais altos estão ligados aos melhores óleos, por exemplo o lubrificante de base poliglicol para engrenagens é a melhor opção em termos de vida útil e menor desgaste sendo que seu IV, é bem maior que os bases PAOs e Minerais.


Exemplo prático de vida útil considerando temperatura de operação entre 40 e 50 C.


Mineral: máximo 5000 horas

As Fotos acima, é um exemplo de uma ferramenta com 10 meses de uso enviada para analise de Garantia´